Hoje vamos falar sobre cinco aprendizados que aceleraram e facilitaram a minha carreira como consultora de cidades inteligentes. São experiências que fizeram muito sentido pra mim e pode ser que faça sentido pra você também. Vamos lá.
Aprendizado 1
Nunca coloque todas as suas fichas em um único jogo. Esteja preparada para imprevistos e novas oportunidades.
Essa conversa me mostrou que, especialmente no setor público, eu não podia depender de uma única situação. Eu precisaria ter alternativas: plano A, B e C.
Então acabei fazendo duas coisas ao mesmo tempo: fiz o processo seletivo do mestrado e também entrei como monitora da especialização de geoprocessamento. E as duas coisas me abriram portas depois.
O que quero dizer é que não há um único caminho que nos levará ao resultado. Às vezes, precisamos estar fazendo várias coisas ao mesmo tempo para descobrir qual delas vai dar certo.
Vou te dar outro exemplo: durante a criação do Instituto Smart Citizen, eu dava aulas em universidades, fazia consultorias para outras empresas e ia fazendo outras coisas até chegar o momento em que consegui fazer com que a minha empresa me sustentasse.
Ainda assim, a minha empresa hoje não é apenas de treinamento, porque eu não coloco todas as minhas fichas em um único ramo do mercado – eu trabalho com consultoria, mas também trabalho com treinamento, dou palestras e tenho diferentes fontes de renda para poder fazer meu projeto se tornar viável.
Esse princípio de nunca colocar todas as fichas em um único jogo e estar preparado para imprevistos e novas oportunidades foi algo que sempre apliquei na minha vida a partir do momento em que entendi o que era e o que poderia me trazer.
Foi assim que as oportunidades começaram a aparecer.
Mas não é que elas simplesmente apareciam, oportunidades não aparecem do nada, é preciso estar no lugar certo, na hora certa e com as pessoas certas.
Quando você se coloca em uma posição de Long Life Learning, ou seja, de aprendizagem contínua, você está sempre se preparando para novas oportunidades e, quando elas chegam, pode aproveitá-las.
Pense nisso: se hoje te chamarem para ser consultor de cidades inteligentes e implantar um projeto do zero, quão preparado você está para uma oportunidade como essa? E se perder o emprego hoje, em quanto tempo vai conseguir se colocar novamente nesse mercado e gerar novas oportunidades? É importante estar sempre se atualizando e se preparando para diferentes oportunidades, especialmente no mercado de cidades inteligentes.
Você sabe, por exemplo, o que é a Agenda 2030? Você entende do calendário municipal e das oportunidades que as eleições trazem para o mercado de cidades inteligentes?
Se você quer atuar com consultoria em cidades inteligentes e ser um consultor que acelera cidades do Brasil, precisa começar a identificar quais são as oportunidades desse mercado e quais são os pontos fracos que você tem para você poder atuar nesses pontos fracos e melhorá-los.
Não coloque todas as suas fichas num único jogo, identifique as coisas que você está fazendo que se você melhorar podem potencializar ainda mais a sua carreira e vamos fazer a coisa acontecer.
Aprendizado 2
Somos a média das 5 pessoas com quem mais convivemos.
Quando ouvi essa frase, refleti sobre as pessoas ao meu redor naquele momento. Eram pessoas negativas, procrastinadoras e tinham uma visão pessimista do país.
Essas pessoas sempre colocavam a culpa no governo quando não conseguiam fechar um negócio, oferecer serviços ou convencer os gestores a fazer projetos.
Quando, na verdade, a administração pública é uma área de muitas oportunidades. Mas se convivermos com pessoas que não enxergam a política como um caminho viável para melhorar a qualidade de vida das pessoas, podemos acabar adotando essa mentalidade negativa também.
Se você convive com pessoas assim, que têm uma tendência de transferir a responsabilidade para outras pessoas, pode acabar transferindo a responsabilidade de fazer a sua carreira funcionar para um terceiro. Só que o terceiro não tem autonomia sobre a sua carreira, somente você pode construi-la.
Quero que você faça um exercício rápido. Pegue um pedaço de papel e uma caneta e escreva o nome das cinco pessoas com quem você mais convive.
Avalie se quantas são mais negativas do que positivas. Se pelo menos 3 são assim, você precisa mudar urgentemente seu círculo de convivência.
Você não pode conviver com tantas pessoas negativas, isso atrasa a sua vida.
Precisamos começar a conviver com pessoas mais positivas, que enxergam mais soluções e menos problemas.
Quando eu fiz esse exercício e percebi que estava no meio das pessoas erradas, saí de Minas Gerais e fui morar em São Paulo pra mudar meu círculo social. As pessoas me desanimavam, eu precisava conviver com pessoas que acreditassem que ainda há esperança de fazer deste país um lugar melhor.
Se quando estamos perto de pessoas negativas sujamos nossa visão, o contrário também é verdade: quando estamos perto de gente mais otimista, começamos a ver coisas positivas e enxergar oportunidades.
Aprendizado 3
Se você é a pessoa mais esperta da mesa, você está na mesa errada.
Estar cercado por pessoas que nos desafiam e nos ensinam é fundamental, esse é o princípio da evolução contínua.
Se está em uma mesa e é a pessoa mais inteligente, significa que você só está ensinando os outros, ninguém está ensinando você.
Você tem que estar numa mesa em que é o meio, ou seja, sua mesa precisa ter pessoas que alcançaram mais do que você e outras que ainda não alcançaram os mesmos resultados. Assim você pode ajudar e ser ajudado. A vida é um equilíbrio entre dar e receber.
Então, esse é um desafio: estar em um ambiente com pessoas brilhantes, para absorver seus conhecimentos e insights e crescer muito mais rapidamente do que se estivéssemos sozinhos, mas, ao mesmo tempo, compartilhar nossos conhecimento com quem ainda não atingiu seu nível.
Essa lição eu aprendi em um momento importante, em que estava fazendo um processo de desenvolvimento pessoal porque tinha muitas crenças limitantes.
Só para contextualizar, eu vinha de três quedas e minha autoestima estava muito baixa.
Inicialmente eu tinha imaginado ser professora universitária, porque, para mim, se há uma carreira que tem um grande impacto social, é a do professor. Mas depois de quase dez anos de planejamento, eu não passei no concurso. Isso me fez pensar que nada mais que eu fizesse daria certo.
E aí, com essa visão negativa sobre mim, abri uma empresa na área de licenciamento ambiental que acabou não dando certo.
Então abri uma segunda empresa que também não deu certo – não foi por falta de dinheiro ou mercado, mas por gestão de pessoas. Meus sócios tinham valores muito diferentes e, com o tempo, as pessoas foram saindo. Chegou o momento em que eu tive que sair; eu não poderia continuar porque, embora fosse a minha empresa, eu não gostava do que ela tinha se tornado.
E foi quando me mudei pra São Paulo. Precisava respirar novos ares pra poder crescer, recuperar a minha autoestima e acreditar em mim novamente.
Fui fazer um treinamento de desenvolvimento pessoal e o professor me fez uma pergunta que mudou tudo:
Aprendizado 4
Quem foi que disse que não foi você a pessoa que nasceu pra mudar isso tudo?
Mas a pergunta ficou ecoando em mim e quando finalmente entendi que ninguém poderia me dizer que não era eu quem iria mudar isso, eu simplesmente comecei.
Hoje, depois de quase dois anos, já impactamos mais de meio milhão de pessoas com esse projeto e todos os dias recebo mensagens de pessoas que começaram a mudar suas cidades.
Às vezes, o que precisamos é apenas coragem.
E agora eu te pergunto: quem foi que disse que não é você quem vai começar a implantar o projeto de cidade inteligente na sua cidade? Alguém falou que não pode ser você? E quem é essa pessoa pra dizer isso?
Ninguém pode impedir você de ser e fazer o que quer, exceto você mesmo.
A vida nos pede coragem. Coragem para fazer aquilo que ninguém teve coragem de fazer.
Eu era uma pessoa muito tímida, hoje já tenho mais de duzentas aulas na internet. Houve gente falando bem, outras falando mal, algumas falando que sou de esquerda e outras que sou de direita. As pessoas ficam tentando nos catalogar, quando na verdade o que eu quero é só ter um Brasil que funcione.
Eu ando pelas cidades e vejo crianças nas ruas pedindo dinheiro, quando deveriam estar na escola tendo uma oportunidade de ser alguém na vida. É um direito social. Todo brasileiro tem direito à saúde e educação. Por que nós não estamos tendo? E quem foi que disse que nós não podemos ter? E quem é essa pessoa? Que moral ela tem para falar qualquer coisa?
Então, se você começar a entender que pode, sim, ser a pessoa que impacta milhares de vidas através da sua atuação profissional, tudo vai ficar muito mais simples, porque você só vai precisar tomar uma decisão: você quer ser essa pessoa?
Aprendizado 5
Tudo tem um tempo certo de acontecer.
Existe o momento certo para contratar mobilidade, saneamento ou educação, por exemplo, bem como para explicar, vender e fechar contratos. Portanto, preste atenção: se você quer trabalhar como consultor na administração pública, precisa saber qual é o momento certo para abordar profissionais e gestores.
Muitas pessoas tentam vender seus produtos na hora errada e depois reclamarem que o gestor não quis comprar. Não é assim que funciona. Você não chega hoje para vender hoje.
A administração pública segue um calendário quadrienal, com dinâmicas diferentes a cada ano de mandato. Além dele, há também um ciclo nacional, relacionado aos planos municipais.
Por exemplo, uma lei federal determina que até abril todos os municípios devem contratar algo. Assim, dentro do ciclo municipal, os municípios devem aderir ao ciclo federal.
Para atuar como consultor de cidades inteligentes é fundamental entender bem esses ciclos.
Esses foram os cinco aprendizados que tive na minha carreira como consultora em cidades inteligentes. Entretanto, gostaria de compartilhar uma lição extra, tão valiosa quanto as outras: para alcançar seus objetivos e ter sucesso na carreira, é importante entregar mais do que você promete. (Percebe o que estou fazendo aqui? Estou te entregando mais do que prometi ao compartilhar esta lição extra com você. Assim, demonstro na prática como esse aprendizado bônus é valioso.)
Aprendizado bônus
Sonhar pequeno ou sonhar grande dá o mesmo trabalho.
Sonhar pequeno ou sonhar grande dá o mesmo trabalho. Então, já que você vai sonhar, sonhe grande. Almeje alcançar as estrelas, porque, se tudo der errado, você chegará na lua e isso já é extraordinário.
Por exemplo, eu quero ter 50%+1 de cidades inteligentes do Brasil até 2030. Estou buscando as estrelas! Se chegarmos lá com cem, duzentos, quinhentos ou mil municípios, já será incrível, muito mais do que a gente teve até aqui.
No desenvolvimento de cidades inteligentes, precisamos sempre querer mais e melhor. E não há nada de errado nisso. Precisamos aprender a sonhar grande quando pensamos no Brasil que queremos: um país onde todas as escolas oferecem ensino de qualidade, onde os professores têm condições dignas de trabalho. Um país com algumas das cidades mais seguras do mundo e com saúde, educação e assistência social de qualidade para quem precisa.
É isso que eu sonho e vou trabalhar para tornar realidade. É por isso que estou aqui buscando as pessoas que compartilham desse sonho, porque quando sonhamos juntos deixamos de ter apenas um sonho e começamos a construir uma nova realidade.
Hoje existe a comunidade LICI e lá sonhamos todos juntos. Já não sou mais eu sonhando sozinha, são milhares de pessoas sonhando o mesmo sonho e agindo para tornar isso realidade. E é por isso que vai dar certo.
Espero que os aprendizados compartilhados sejam úteis e te ajudem a melhorar e acelerar sua carreira. Se cada um colocar em prática pelo menos uma ideia e compartilhar com outros, podemos começar a mudar o país, um projeto e uma cidade de cada vez.
Por fim, deixo a dica para assistir ao filme “A Corrente do Bem”. Ele mostra como uma pessoa sozinha pode fazer a diferença no mundo, criando uma corrente do bem. Foi inspirado nesse filme que eu criei a Comunidade Lice, que recomendo para todos os membros assistirem também. É um filme maravilhoso e inspirador!